O cuidado paliativo é uma abordagem que tem como objetivo prestar assistência aos pacientes e suas famílias enfrentando doenças crônicas e/ou potencialmente fatais. Esta abordagem envolve a avaliação dos sintomas físicos, psicológicos e emocionais, bem como as necessidades espirituais daqueles que estão enfrentando estes desafios.

A Terapia Ocupacional é uma abordagem muito importante da assistência paliativa, abrangendo atividades ligadas à saúde mental, bem-estar e qualidade de vida. Os terapeutas ocupacionais usam uma variedade de técnicas para ajudar os pacientes a melhorar sua capacidade de realizar tarefas úteis ao longo do seu dia, como usar utensílios, tomar medicamentos e até mesmo realizar atividades pessoais, tudo para ajudar na independência dos pacientes e melhorar sua qualidade de vida.

O que é Cuidado Paliativo Terapia Ocupacional?

Cuidado Paliativo Terapia Ocupacional é um conjunto de técnicas, tarefas e práticas terapêuticas que ajudam os pacientes ainda mais doentes a se adaptarem às mudanças em seu estado de saúde, com o objetivo final de obterem maior autonomia. Estas terapias podem envolver habilidades motoras, assim como trabalho de memória, luta contra fadiga e dor, trabalho de ajuste à realidade e ajuda na redução do estresse, para que o paciente consiga lidar melhor com o processo.

Vantagens do uso do Cuidado Paliativo Terapia Ocupacional

Melhora na qualidade de vida

O Cuidado Paliativo Terapia Ocupacional pode ajudar os pacientes a lidarem melhor com a dor, ter menos episódios de enjoo e náusea, reduzir o risco de quedas, além de ter um estado geral de melhora da qualidade de vida.

Maior independência

Ao aumentar a independência e autonomia do paciente, o Cuidado Paliativo Terapia Ocupacional ajuda os pacientes a lidarem melhor com as limitações que sua doença causa. Esta abordagem também ajuda a reduzir a dependência dos pacientes de cuidadores ou equipamentos complexos.

Promoção do autocuidado

O Cuidado Paliativo Terapia Ocupacional é também uma ótima ferramenta para ajudar na promoção do autocuidado aos pacientes. Estas abordagens ajudam a aumentar a consciência das necessidades do paciente, assim como orientá-lo a lidar melhor com elas.

Redução dos efeitos colaterais

Em caso de tratamentos medicamentosos, o Cuidado Paliativo Terapia Ocupacional ajuda a lidar com os efeitos colaterais dos medicamentos, além de ajudar a preveni-los e minimizá-los.

Apoio em

Entre em Contato